País adere ao Sistema Geral de Divulgação de Dados do FMI

País adere ao Sistema Geral de Divulgação de Dados do FMI

Angola implementou as recomendações do Sistema Geral de Divulgação de Dados Aperfeiçoado do FMI (e-GDDS), publicando dados críticos através de uma plataforma de dados – Página Nacional de Síntese de Dados – PNSD (em inglês, National Summary Data Page – NSDP) http://angola.opendataforafrica.org/mdvllif/national-summary-data-page-nsdp?lang=pt .

A página tem como objectivo servir de “balcão único” para os dados macroeconómicos essenciais sobre as contas nacionais, dívida e operações governamentais, sector monetário e financeiro e a balança de pagamentos. Estes dados serão divulgados tanto em formato legível para pessoas como em formato legível para máquinas (computadores).

O e-GDDS foi criado, em 2015, pelo Conselho de Administração do FMI para apoiar a melhoria da transparência dos dados, incentivar o desenvolvimento estatístico e ajudar a criar sinergias entre a divulgação e a monitorização de dados.
Dado do Banco Nacional de Angola indicam que a Página Nacional de Síntese de Dados é mantida através de uma plataforma de dados aberta, disponibilizada pelo Banco Africano de Desenvolvimento e pelo Boletim Electrónico sobre Normas de Difusão do FMI.

A PNSD contém links para estatísticas publicadas pelos produtores dos dados oficiais, nomeadamente, Ministério das Finanças, Banco Nacional de Angola e Instituto Nacional de Estatística de Angola.