Parlamentares apelam desburocratização dos valores do PIIM no Moxico

Parlamentares apelam desburocratização dos valores do PIIM no Moxico

Os departamentos ministeriais devem desburocratizar o pagamento dos projectos do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) do Moxico, defendeu, este sábado, no Luena, a coordenadora do Grupo Parlamentar do MPLA, Ruth Mendes.

Conforme a responsável, que efectuava o balanço, após este grupo parlamentar ter constatado o quadro socioeconómico de alguns municípios da província, disse que algumas empresas de construção alegaram atraso nos pagamentos por parte dos departamentos ministeriais.

“Algumas obras não ficaram prontas, porque as verbas não foram disponibilizadas antepadamente”, sustentou.

Não obstante a isso, apontou o elevado estado de degradação das estradas da região, como outro  factor que tem estado a influenciar para o atraso da conclusão dos projectos sociais nos municípios.

Acrescentou que o fenómeno do desemprego, a implementação de cursos técnicos e agregação pedagógica dos jovens que terminaram o secundário, bem como a electrificação dos municipios foram outras preocupações colhidas da população.

Prometeu advogar juntos dos Ministérios vocacionados, com vista à mitigação destes problemas, para a satisfação das necessidades da população.

A província do Moxico conta com 139 projectos do PIIM em construção nas sedes comunais e municipais, nos sectores da educação, saúde, águas, iluminação pública, terraplanagem e saneamento básico.

De acordo com dados recentes do Governo, oitenta e três projectos, equivalentes a 60 por cento das obras do PIIM já foram concluídos na província do Moxico.