Presidente da república destaca relações de amizade e solidariedade entre angola e a china

Presidente da república destaca relações de amizade e solidariedade entre angola e a china

O Presidente da República, João Lourenço, reiterou, este Domingo, em Luanda, o compromisso de Angola continuar a cultivar sólidas relações de amizade e de solidariedade com a China, em benefício da concretização dos anseios comuns das populações pela paz, harmonia e o desenvolvimento compartilhado.

Este compromisso está expresso numa mensagem de felicitações endereçada ao povo e ao Governo chinês pelo 74º aniversário da República Popular da China. Na mensagem a que a ANGOP teve acesso, o estadista angolano destaca ainda a trajectória da China nas últimas décadas, que a levou a consolidar a posição de protagonista incontornável da comunidade internacional, empenhado na edificação de uma arquitectura de segurança mundial assente na promoção do progresso comum e do desenvolvimento económico ao nível global.

Angola e China são parceiros estratégicos, com relações político – diplomáticas e de cooperação que conhecem um assinalável incremento desde 2000, propiciando a assinatura de vários instrumentos jurídicos nos domínios social, comercial e empresarial. Dados disponíveis dão conta que as transacções comerciais entre os dois países atingiram, em 2022, USD 27,34 mil milhões.

Desde o início do processo de reconstrução e construção de infra-estruturas de desenvolvimento de Angola, em 2002, a balança comercial entre os dois Estados estava fixada em 150 milhões de dólares. A China é o maior parceiro comercial de Angola, mantendo- se no primeiro lugar da lista dos maiores clientes das exportações de bens angolanos, com desta- que para o petróleo.