Presidente da República discursa Quarta-feira na ONU

Presidente da República discursa Quarta-feira na ONU

O Presidente da República, João Lourenço, está desde Sábado, 16, em Nova Iorque, Estados Unidos da América, para participar da 78ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, depois de ter participado como convidado, na Cimeira do G77 + China, que a cidade de Havana, Cuba, acolheu nos dias 15 e 16 deste mês.

O debate anual da Organização das Nações Unidas na sua sede em Nova Iorque reúne os 193 países membros da ONU e vai estenderse até ao dia 26 deste mês, sendo que o Presidente João Lourenço deverá discursar no segundo dia do debate geral, Quarta-feira, 20.

Consta da agenda do Chefe de Estado uma longa lista de contactos políticos e diplomáticos, que inclui encontros com homólogos Presidentes e Chefes de Governo de diferentes países do mundo.

Este ano, o Debate Geral decorre sob o tema “Reconstruir a Confiança e Renovar a Solidariedade Global através de Acções para Acelerar a Implementação dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 para Alcançar a Paz, a Prosperidade, Progresso e Sustentabilidade para Todos”.

O evento será presidido pelo Embaixador Dennis Francis, da República de Trindade e Tobago, eleito para a presidência rotativa da Assembleia Geral das Nações Unidas a 01 de Junho 2023, em representação do Grupo dos Estados da América Latina e Caraíbas (GRULAC).

O evento decorre numa altura em que a situação político-militar, económica, social e climática internacional está marcada por diversos desafios e crises em diferentes partes do mundo, em particular na Europa e no Continente Africano.

Um desses desafios, que poderá estar na pauta dos Chefes de Estado e de Governo presentes em Nova Iorque é a guerra entre a Rússia e a Ucrânia, que tem tido um impacto significativo na situação internacional.