Presidente da República quer cooperação em outros domínios com os EUA

Presidente da República quer cooperação em outros domínios com os EUA

O Presidente da República, João Lourenço, foi recebido, ontem, pelo seu homólogo norte-americano Joe Biden, num encontro de trabalho na Sala Oval da Casa Branca, durante o qual abordaram, igualmente, os 30 anos de relações diplomáticas entre os dois Estados

No primeiro contacto com o Presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, depois da assinatura do livro de honra da Casa Branca, o Presidente da República, João Lourenço, manifestou ao seu homólogo vontade em cooperar com aquele país em vários sectores, com destaque ao da segurança. João Lourenço disse que há interesse em colaborar não só no sector da economia, como estender a parceria estratégica em outros sectores, como os transportes, energia, telecomunicações, agricultura, exploração de espaços, bem como em outros de interesse comum entre Angola e os EUA.

O estadista angolano aproveitou a ocasião para felicitar o Presidente Biden por ser o primeiro a mudar o paradigma nas relações entre os EUA e o continente africano, virando-se para o “berço da humanidade” com outros olhos. Por outro lado, lembrou que aquando da realização da Cimeira EUA – África, em que se fez presente o ano passado, além deste olhar diferente ao continente, prometeu também investir em infra-estruturas necessárias para o desenvolvimento do continente africano.

“O envolvimento americano no Corredor do Lobito, nas telecomunicações e, sobretudo, na energia limpa são prova disso, uma vez que essas infra-estruturas vão ajudar a desenvolver não apenas Angola, mas grande parte do nosso continente”, salientou João Lourenço. Com esse passo dado, para o Presidente João Lourenço é uma nova página que se abre nas relações entre os Estados Unidos da América e o continente africano, graças ao engajamento do seu homólogo.