Primeiro-ministro português desembarca em Luanda com carga virada ao reforço da linha de crédito

Primeiro-ministro português desembarca em Luanda com carga virada ao reforço da linha de crédito

O primeiro-ministro de Portugal, António Costa chega, hoje, a Luanda para uma visita de dois dias com o objectivo de aumentar e diversificar as relações económicas. Na sequência, o primeiro-ministro português e o Presidente da República, João Lourenço, vão assinar vários acordos, entre os quais um Programa Estratégico de Cooperação 2023-2027, que inclui um reforço da linha de crédito Portugal-Angola, cujo montante passará de 1,5 mil milhões de para 2 mil milhões de euros e a assinatura de um memorando de entendimento entre a administração dos portos de Sines e do Algarve, e a Sociedade de Desenvolvimento da Barra do Dande.

Em relação a este memorando, pretende-se criar “um corredor logístico verde e digital entre os portos, fortalecendo as cadeias de abastecimento e de reservas estratégicas, particularmente no sector agrícola e alimentar”. Nesta visita, cujo lema é “Construímos relações sólidas” e que foi antecedida por um Fórum Económico, estão também previstos encontros com mais de uma centena de empresas portuguesas de vários sectores.

O gabinete do primeiro-ministro, de acordo com o jornal Expresso, salienta os “esforços portugueses para contribuir para a diversificação da economia angolana, com aposta em novas áreas: águas e energia, engenharia e construção, a agroindústria, a energia, o turismo, a indústria farmacêutica, a educação ou o têxtil”.