Tribunal de Contas assina acordos de cooperação técnica no Brasil

Tribunal de Contas assina acordos de cooperação técnica no Brasil

 

O Juiz Presidente do Tribunal de Contas, Sebastião Gunza, celebrou, ontem, no Estado de Ceará, Brasil, três acordos de cooperação técnica com três instituições brasileiras, onde se destacam as suas congéneres do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, Baía e o Instituto Rui Barbosa.

Durante a cerimônia de assinatura, Sebastião Gunza disse estar preocupado com a superação técnico-profissional dos técnicos e com o reforço institucional do órgão que dirige.

Por este facto, frisou, é que deslocou-se ao Brasil, no Estado do Ceará, onde também participou como convidado especial no 3º Congresso Internacional dos Tribunais de Contas.

Ainda sobre os acordos assinados, Sebastião Gunza referiu que a iniciativa é um marco para o Tribunal de Contas da República de Angola.

“Os acordos, ora celebrados, são um marco importante na história do Tribunal de Contas da República de Angola. Visto que, representam o processo de consolidação na criação e promoção do aprimoramento técnico e científico dos nossos técnicos, através de acções de intercâmbio tecnológico, cooperação técnica e troca de experiências”, apontou.

O certame, que encerrou ontem, trouxe em abordagem temas como o controlo externo e controlo social na era digital, inteligência artificial, fake-news dentre outros no processo de controlo externo das finanças públicas.

Durante as abordagens, os especialistas defenderam a aposta na criação de competências técnico-profissionais como solução para acompanhar a revolução digital.