A administração municipal de Moçâmedes, província do Namibe, prevê distribuir, brevemente, mais de 2 mil lotes de terreno, para combater a construção desordenada e os litígios resultantes da ocupação de espaços
Em declarações, essa Quinta-feira, à ANGOP, o administrador municipal de Moçâmedes, Abel Kapitango, disse que o loteamento dos terrenos a serem cedidos já decorre desde o princípio deste ano.
Informou que, além deste programa, está em carteira mais um de loteamento também de 2 mil terrenos para a construção autodirigida.
Disse que a província tem sido, nos últimos anos, muito procurada por povos de outras regiões do país para viverem, dando origem ao surgimento de novos bairros, muitos deles desordenados, daí a necessidade deste projecto.
Afirmou que a ideia é melhorar a imagem dos bairros periféricos, permitindo também a melhoria do saneamento básico e a colocação de infra-estruturas sociais como escolas, unidades de saúde, esquadras policiais, sistemas de água e de iluminação pública.
“A ocupação ilegal de terrenos e a construção desordenadas constituem grandes problemas para a administração e beliscam o ordenamento do território, com maior incidência para o bairro Valódia”, lamentou.
Em relação às infra-estruturas abandonadas no casco urbano, pelo facto de estarem em litígio, o administrador propõe que sejam cedidas ao Estado como fiel depositário, para albergar serviços públicos, enquanto se aguarda pelo desfecho dos respectivos processos judiciais, de modo a dar o devido aproveitamento aos imóveis.
Por outro lado, informou que a administração tem gizado planos urbanos voltados, essencialmente, para habitação, comércio e serviços, tendo como resultado a expansão dos bairros da Juventude, 4 de Março, Macala Tcipaty, Aeroporto, Polígono Militar, Valódia, Cristo Rei, Chapéu Armado (Bentiaba) e Inamangando (Lucira).
Moçâmedes, capital da província do Namibe, foi fundada a 4 de Agosto de 1949 e conta com uma extensão territorial de 8.916 quilómetros quadrados, habitada por 371.708 habitantes.
É constituído por quatro comunas, Moçâmedes, Forte Santa Rita, Bentiaba e Lucira, com um total de 39 bairros.