Victor da Silva, de 50 anos de idade, director municipal de Saúde da Marimba, e o fiel do armazém de medicamentos, Josué Panzo, de 23 anos de idade, foram detidos pelo SIC por adulteração de data de validade de medicamentos. Acusados do crime de adulteração de substâncias alimentares ou medicinais, os dois cidadãos, quadros da saúde no município da Marimba, foram detidos na última Terça-feira, 06, naquele território municipal da província de Malanje.
A detenção foi possível através de uma denúncia anónima que dava conta da existência de vários fármacos com datas vencidas, no município acima referido, concretamente no depósito de medicamentos ligado à Direcção Municipal de Saúde. Os efectivos do SIC, segundo o porta-voz Augusto André, em coordenação com a Inspecção Geral das Actividades Económicas (IGAE) deslocaram-se a Marimba, onde encontraram no depósito 171 quilogramas de medicamentos injectáveis, orais e mate- riais gastáveis com as datas vencidas, desde 2020 e outros desde 10.05.2023.
A denúncia fala ainda na existência de uma presunção de que estes produtos tenham sido administrados aos pacientes internados na Hospital Municipal, facto que obrigará o Serviço de Investigação Criminal a continuar as investigações para se apurar a veracidade da denúncia.