EUA vai construir cerca de 200 pontes em zonas rurais

EUA vai construir cerca de 200 pontes em zonas rurais

O embaixador dos EUA em Angola, Tulinabo Mushingi, revelou, esta Quarta-feira, em Luanda, que vão construir mais de 180 pontes em zonas rurais, fruto das discussões que os presidentes dos dois países tiveram, em relação aos investimentos em infra-estruturas

O diplomata norte-americano fez este pronunciamento, em conferência de imprensa, ao fazer um balanço sobre a reunião entre os dois Chefes de Estados, ocorrida há se- mana passada, na Casa Branca. Explicou que a mesma encerra um ano histórico de envolvimento e parceria que coincidiu com o 30º aniversário dos laços diplomáticos.

Para os EUA, afirmou, é uma transformação profunda no relacionamento e deve-se, em parte, à lide- rança do Presidente João Lourenço e ao compromisso da administração Biden em investir nesta parceria. Adiantou que a mesma será feita através do engajamento de alto nível de acordos para a criação de grandes infra-estruturas económicas e a colaboração transversal, quer globais, quer regionais.

Conforme o diplomata, na sua abordagem sobre os resultados do encontro na Casa Branca da semana passada, a parceria entre os dois países está mais impactante do que nunca. Explicou, segundo a Angop, que da reunião saíram vários compromissos, com destaque para o Corredor do Lobito, onde os EUA vão investir mais de mil milhões de dólares. Sobre a energia, disse que serão investidos também mais de dois mil milhões de dólares em investimentos para projectos de energia solar e o compromisso de organizar o diálogo de segurança energética no próximo ano.