Fórum defende empoderamento de famílias camponesas

Fórum defende empoderamento de famílias camponesas

O Fórum Anual da Mulher Rural no município de Cambambe, Cuanza Norte, realizado essa Quinta-feira, solicitou ao Executivo o fomento das acções para o empoderamento das famílias camponesas, com o objectivo de facilitar a transição da agricultura de subsistência para a comercial e melhor inserção nas políticas económicas do país.

Segundo o comunicado final, o encontro propôs a simplificação do processo para a legalização de terras, apoio para mecanização agrícola e acesso ao crédito bancário, para melhor organização das suas actividades e aumento da produtividade.

A construção de infra- estruturas de calibragem, armazenamento e transformação dos produtos, constam entre as preocupações apresentadas pelas mulheres.

O documento ressalta ainda a necessidade desta assistência, com vista à inserção das mulheres na dinamização da cadeia de valores, no quadro do programa do executivo para a diversificação da economia nacional e aumento das exportações.

Os participantes solicitaram também a melhoria das condições sociais no meio rural, como a reabilitação das vias de acesso, a construção de mais escolas, postos de saúde e centros de formação técnico- profissional, para reduzir o êxodo rural.

O fórum realizou- se no quadro das jornadas alusivas ao Dia Internacional da Mulher Rural, a assinalar-se a 15 de Outubro próximo.

O acto foi presenciado pelo administrador municipal de Cambambe, Adão António Malungo, membros dos órgãos de defesa e segurança, funcionários públicos, autoridades tradicionais, religiosas e outros convidados.

O encontro debateu “A importância da participação das mulheres rurais no cooperativismo”, “Boas práticas e partilha de experiências com as mulheres no meio rural e comunidades”, “ Mulher rural, uma história de direitos, desafios, conquistas e perspectivas”, bem como “A importância da cultura familiar para o desenvolvimento das comunidades”.

No evento, foram eleitas três mulheres camponesas, que vão representar o município no fórum provincial.