Governo do Cuando Cubango assiste comunidade Koishan com bens diversos

Governo do Cuando Cubango assiste comunidade Koishan com bens diversos

Um lote de 11 toneladas de bens de primeira necessidade foi entregue, essa segunda-feira, em Menongue, a mais de 3 mil pessoas da comunidade Khoisan residentes em oito municípios do Cuando Cubango, numa iniciativa do governo, que visa melhorar a dieta alimentar desse grupo minoritário na região.

Trata-se de bens como arroz, massa alimentar, farinha de milho, óleo vegetal, sal, roupa usada, entre outros.

Em declarações à imprensa, no início do processo, a directora provincial do gabinete da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Aida Rosalina Pedro, deu a conhecer que os bens ora disponibilizados vão beneficiar à comunidade Khoisan dos municípios de Menongue, Mavinga, Nankova, Cuito Cuanavale, Calai, Cuangar, Dirico e Rivungo, com excepção do Cuchi.

Aida Rosalina Pedro informou que, além da componente alimentar e de assistência de outros produtos, arrancou, igualmente, um outro projecto de construção de habitações para aquele grupo etnolinguístico, para melhorar as condições habitacionais dessa comunidade.

De referir que a província do Cuando Cubango possui, actualmente, mais de 12 mil pessoas da comunidade San, igualmente conhecidos por Kamussequeles, dos quais 3 mil e 12 vivem no município do Dirico, considerada a localidade com mais pessoas desse grupo.