Hospital do Tômbwa realiza campanha massiva de cirurgias

Hospital do Tômbwa realiza campanha massiva de cirurgias

O Hospital Municipal do Tômbwa, na província do Namibe, marcou para de 1 a 5 de Dezembro do cor- rente ano, a realização de 30 cirurgias desde hérnias, quelóides, circuncisão, entre outras, de for- ma gratuita. Inaugurado no ano passado, o bloco operatório do hospital municipal do Tômbwa mostra-se preparado para realizar cirurgias de pequeno e médio porte, por isso, marcou para os primeiros cinco dias de Dezembro uma campanha de cirurgias.

De acordo com o coordenador da campanha, Luís Cardoso, durante a actividade os médicos internos da especialidade de cirurgia geral, em formação na província do Namibe, vão realizar cirurgias de hérnias, quelóides, circuncisão e outras.

Neste período, pretendem operar um total de 30 pacientes, em cinco dias, entre adultos e crianças, pelo que “convidamos todos os residentes no Tômbwa, e não só, a se fazerem presentes e beneficiarem desta oportunidade, uma vez que podemos transformar vidas e promover a saúde e o bem-estar no nosso município, e na província”, frisou.

Por seu turno, a directora geral do hospital municipal do Tômbwa, Adelina da Conceição Capanda, explicou que os equipamentos disponíveis, as condições logísticas, como medicamentos, estão salvaguardados, tendo afirmado que há condições suficientes para o início das cirurgias.

Referiu que devido à baixa demanda por esses serviços por parte dos munícipes do Tômbwa, a direcção do hospital municipal estabeleceu um convénio com o hospital provincial Ngola Kimbanda, para a realização de cirurgias no Tômbwa, tanto para pacientes locais quanto para pacientes doutras localidades da província. Essa medida visa aprimorar os serviços de saúde na província, de acordo com as políticas do governo provincial, visando o bem-estar das pessoas.

Contou que as cirurgias electivas são programadas, aquelas que não são consideradas urgentes, e o médico agenda o dia e o horário para a sua realização, de acordo com o planeamento cirúrgico do hospital e a disponibilidade adequada. De lembrar que o Hospital Municipal do Tômbwa está localizado no bairro Gika, rua do Che Guevara, e tem uma capacidade de 70 camas.

Estruturalmente é constituído por ala administrativa, ala de banco de urgência, consultórios médicos, serviços ambulatórios, oftalmologia, estomatologia, fisioterapia, laboratório interno e externo, baciloscopia, imagiologia (raio X e ecografia), ala de parto e internamento, farmácia e o bloco operatório. A mesma unidade sanitária conta, desde Outubro do ano de 2022, com uma sala de registo pós-maternidade. Por outro lado, a campanha está a ser organizada pela administração do Tômbwa, com o apoio directo do Governo da Província do Namibe.