Jovem de 18 anos detida por abandonar recém-nascido na Mapunda

Jovem de 18 anos detida por abandonar recém-nascido na Mapunda

Uma jovemde 18 anos de idade foi detida pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC) no bairro da Mapunda, arredores da cidade do Lubango, por ter abandonado um recém-nascido na via pública

Ajovem de 18 anos de idade, cuja identidade não nos foi revelada, deu a luz a um bebé do sexo masculino, no passado dia 9 de Setembro, e decidiu, por razões ainda a serem explicadas, livrar-se do recém-nascido, atirando-o para uma fossa de uma casa vizinha.

De acordo com o porta-voz do Serviço de Investigação Criminal na Huíla, Segunda Quitumba, o bebé foi salvo pelo proprietário da casa em que pertencia a fossa, depois de este ter sido surpreendido pelos choros durante a madrugada.

“O vizinho acordou por força do barulho da criança, seguiu os choros e foi dar de cara com um recém-nascido na sua fossa.

Com a ajuda de um ferro, conseguiu resgatar o bebé ainda com vida. Contactou imediatamente as autoridades policiais que accionaram a equipa médica do hospital Pediátrico do Lubango”, conta.

Foi assistido pela equipa médica do referido hospital, mas no dia 10 o bebé entrou em convulsão e acabou por falecer.

O Serviço de Investigação Criminal iniciou uma investigação que culminou com a detenção da jovem de 18 anos.

O SIC continua a trabalhar no sentido de se descobrir quais foram os reais motivos que levaram a jovem mãe a abandonar o próprio filho.

 

Por: João Katombela, na Huila