Jovem usa passe falso do SIC para empréstimo de mais de três milhões Kz

Jovem usa passe falso do SIC para empréstimo de mais de três milhões Kz

Um cidadão que responde pelo nome de Dário Augusto Silvestre, de 32 anos de idade, foi detido pelo Serviço de Investigação Criminal, sob a acusação de falsificação de documentos, extorsão, corrupção e roubo. O acusado usava um passe falso do SIC e foi descoberto quando tentou fazer um empréstimo de três milhões e 500 mil kwanzas.

O jovem em causa foi detido em flagrante delito, pela Direcção Central de Combate ao Crime Organizado do SIC, me- diante uma denúncia. Dário Augusto Silvestre falsificou um passe do SIC e actuava como se de agente de autoridade se tratasse.

Constam dos factos, segundo o porta-voz do SIC-Geral, Manuel Halaiwa, que o cidadão solicitou um empréstimo a um particular de 3.500.000 Kz, no mês de Julho, e no momento da recepção dos valores entregou como garantia do compromisso uma cópia falsa do passe de serviço do SIC.

Foi por meio deste documento que o SIC espoletou acções operacionais que culminaram com a detenção de Dário Augusto Silvestre em flagrante delito, na localidade do Morro Bento, município de Luanda.

O SIC apurou que o cidadão em causa, usando o mesmo passe, actuava como se de efectivo se tratasse, realizando detenções que culminavam com acções de extorsão e corrupção, fazendo disso o seu modo de vida, uma vez que nunca trabalhou em nenhuma instituição pública ou privada.

“Face à gravidade da conduta, aliado ao facto de o seu envolvimento em grupos organizados que se fazem passar por agentes de autoridade para realizar assaltos, violações, entre outros crimes, o cidadão ora de- tido será presente ao Ministério Público e na sequência ao juiz de garantias para ulteriores trâmites processuais”, disse.