Preço da tala varia de 7 a 12 mil kwanzas nos mercados informais

Preço da tala varia de 7 a 12 mil kwanzas nos mercados informais

Os mercados dos Kwanzas e do Kikolo são bastante conhecidos no que a venda de medicamentos tradicionais diz respeito. A par disso, estão também os produtos para prejudicar a outrem como a tala, cujo preço varia de 7 a 12 mil kwanzas

Depois de um dia de chuva, a manhã de ontem estava tranquila e o sol tímido não mostrava o ar da sua graça. Mesmo com água em vários pontos, muitas pessoas se dirigiam ao conhecido mercado dos Kwanzas à procura de medicamentos tradicionais.

A chegada ao mercado é um motivo de alerta para as vendedeiras que começam logo por chamar os seus clientes e apresentar os seus produtos com uma breve explicação dos efeitos e contrafeitos dos mesmos.

A “Tala” ou Otala, em língua Umbundo, aparece como uma dor normal ou picante acompanhada por inflamação em determinada região do corpo, que em poucos dias conhece um alastramento pelo resto do corpo, provocando alterações na cor da pele que, caso não seja tratada atempadamente, pode causar a morte. Muitas vezes é usada com o objectivo de prejudicar a saúde de outrem.

Segundo a vendedeira do mercado dos Kwanzas, há mais de cinco anos, de nome fictício Tânia Manuel, de 40 anos de idade, para muitas pessoas aponta-se a origem da tala como maldade, pro- movida por alguém que recorre à prática de feiticismo.