Projecto Dikota E6.0 forma 50 idosos do Nova Vida

Projecto Dikota E6.0 forma 50 idosos do Nova Vida

Pelo menos 50 idosos do distrito Urbano do Nova Vida, município do Kilamba Kiaxi, em Luanda, foram formados, nessa Quarta-feira, sobre “Empreendedorismo Sénior na Terceira Idade”, pelo Projecto Dikota E6.0 da Fundação Ngana Zenza

Nesse projecto foram feitas duas formações com duração de uma hora e meia cada uma, contemplando, até ao momento, um total de 50 formandos. Em declarações à ANGOP, a gestora de projectos da fundação, Ana Rita da Silva, disse que depois do Distrito Urbano do Nova Vida , a actividade vai ser estendida ao município de Talatona, onde se espera formar dezenas de idosos.

A formação, segundo a gestora, visa, entre outros objectivos, sensibilizar a população dessa franja da sociedade, no sentido de adoptar hábitos de vida saudáveis, tendo em conta a prevenção de doenças comuns da terceira idade. “É necessário dar-se maior atenção à qualidade de vida dos idosos, realçou a responsável de projectos da Fundação Ngana Zenza.

Por sua vez, a administradora do Distrito Urbano do Nova Vida, Niria Leitão, mostrou-se visivelmente emocionada pela iniciativa do projecto, considerando uma mais-valia porque auxilia os “Dikota”. Niria Leitão disse que o intuito desse projecto é fazer com que os idosos compreendam como empreender com os recursos que têm, bem como começar neste mercado.

“Acreditamos que essa vai ser também uma responsabilidade da administração acompanhar o passar a palavra dos Dikota para partilhar o conhecimento que vão receber com os vizinhos, familiares e os mais próximos”, disse. A Plataforma Dikota E6.0 tem como foco a relação intergeracional, cultivando a solidariedade entre gerações e garantindo a passagem de valores e experiências, num contexto de aprendizagem mútua.