SIC frustra tráfico ilícito de diamantes

SIC frustra tráfico ilícito de diamantes

O Serviço de Investigação Criminal (SIC) na Lunda Norte apreendeu, no fimde-semana, nove pedras de diamantes de diversos quilates na posse de um cidadão por tentativa de tráfico ilícito do mineral estratégico

A informação foi prestada, essa Segundafeira, pelo técnico do gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa do Comando provincial da Polícia Nacional, Alexandre Pereira, sublinhando que os diamantes estavam em posse de um cidadão, cuja nacionalidade não foi revelada até ao momento, acrescentando que foram igualmente apreendidos USD 4.790 dólares norte-americano.

Disse que a apreensão dos diamantes resultou de uma micro-operação realizada pelas diversas forças do Ministério do Interior, nos municípios de Lucapa, Chitato, Cambulo e Cuango, que visou o combate à imigração ilegal, garimpo de diamantes, tráfico de menores, contrabando de combustível, entre outros crimes.

Fez saber que a operação permitiu a frustração de tentativa de contrabando de 2 mil e 460 litros de combustível que tinham como destino a República Democrática do Congo (RDC).

Informou que os diamantes, os valores monetários e o combustível serão entregues à Administração Geral Tributária (AGT), Procuradoria-Geral da República (PGR) e à Comissão de Arrolamento da “Operação Transparência”, como fiéis depositários.

Destacou, igualmente, a detenção de 668 cidadãos estrangeiros da RDC, por tentativa de entrada e saída ilegal do país, através dos postos fronteiriços de Caungula, Cuango, Lóvua, Chitato e Cambulo.

Após a interpelação e consequente cadastramento, prosseguiu, os imigrantes foram imediatamente repatriados ao país de origem.